15 de novembro de 2007

American Gangster, aka O Gangster (2007), de Ridley Scott



Desta vez Ridley Scott acertou a mão. Como diretor talvez tenha errado poucas vezes, pois geralmente suas fitas possuem um digno tratamento estético com um trabalho coeso de equipe, principalmente com seus diretores de fotografia. Mas o resultado final, constantemente, perde força por conta dos roteiros, indo do mediano (Gladiador, Os Vigaristas) ao péssimo (Falcão Negro em Perigo, Hannibal), filmes que não deixam de ser vergonhosos para quem já fez algo como Blade Runner, Alien e Os Duelistas no início da carreira.

Em O Gangster, Scott trabalha com o roteirista Steven Zailian (A Lista de Schindler) e coloca em seu currículo um filme de máfia, onde existe um Denzel Washington inspiradíssimo vivendo Frank Lucas, um gangster que revolucionou o tráfico de drogas ao vendê-las por preço de banana e Russel Crowe competente no honesto policial que lembra muito o Sérpico de Pacino no filme de Sidney Lumet. Todo elenco coadjuvante está muito bem, embora sejam superficiais, menos Josh Brollin, que vai se revelando cada dia mais um bom ator e tem uma participação mais definida aqui.

Baseado em fatos acontecidos na década de 70, o roteiro sempre busca um realismo ao desenvolver as situações e se posicionar no contexto histórico da época como o Vietnan, etc. Desta forma, Scott conduz a narrativa por longos 157 min sem tirar a atenção do espectador, a não ser por exceder demais na vida pessoal do policial, mas nada que prejudique. É um filme que se estrutura nas imagens, o que é característico do diretor, e o impacto visual é ainda mais interessante com o belo roteiro e na utilização da violência, como na cena do tiroteio no apartamento e as picadas de seringas dos drogados.

O Gangster foi cogitado há algum tempo para o Oscar de 2008. Realmente, acho que agora não. Devem ter produções com mais chances do que ele. Mas é um filme que conta um pouco da história americana, muito bem produzido e vários detalhes que a academia adora. Eu arrisco uma indicação para Denzel Washington no seu papel ambíguo (ora sentimental e frio, ora explosivo e violento) de poderoso chefão do Harlen ou o neo Superfly.

por ronald