12 de junho de 2006

A Criança

A Criança

e ½

L'Enfant, BEL/FRA, 2005. DE Jean Pierre e Luc Dardenne. COM Jérémie Renier, Déborah François. 95 min. Les Films du Fleuve. DRAMA.

Dos grandes lançamentos do ano, A criança se coloca entre um dos melhores filmes do ano (como podem ver na lista do post anterior). Mérito de um excelente trabalho realizado pelos irmãos Dardennes em retratar a história de um jovem casal marginalizado que passa por um processo de transformação com o nascimento do primeiro filho. Porém, a criança do título refere-se ao pai, que possui um comportamento lúdico diante das situações que enfrenta. Ele acaba sendo o foco central do filme e é o personagem que sofre as principais mudanças.


Quem acompanha os primeiros trabalhos dos diretores percebe em A Criança a regularidade de seus filmes em sempre filmar personagens marginalizados socialmente com uma estética individual, a câmera à mão em constantes planos seqüências e enquadramentos fechados explorando a intimidade e realçando os sentimentos dos personagens, principalmente nos filmes Rosetta (1999) e O Filho (2002).

Mas em A Criança, há uma diferença marcante dos filmes anteriores. A sutileza e a frieza sede espaço para a clareza das reviravoltas. Dá-se a impressão de um filme mais elaborado, acentuando o drama de seus personagens e os pontos de virada do roteiro. Acho que é uma espécie de evolução daquilo que já era quase perfeito, já que todos os filmes dos irmãos são de uma qualidade impressionante e A Criança, além de confirmar, se estabelece como o melhor filme dos irmãos Dardennes.
Por Ronald