5 de novembro de 2007

indomaveis

3:10 to Yuma, aka Os Indomáveis (2007), de James Mangold



James Mangold (Copland) revela um talento generoso nesse seu novo trabalho que possui o que há de melhor do bom e velho Western clássico americano, o que de fato não acontecia desde Os Imperdoáveis. O roteiro já demonstra sua força na apresentação e construção dos personagens, em especial Dan Evans, vivido por Christian Bale, cuja atuação é ótima no papel de um pai de família cheio de dívidas e aleijado. Já Russel Crowe é o famoso e perigoso bandido Bem Wade, chefe de uma quadrilha de facínoras.

Após a prisão de Wade, Evans e mais alguns homens (incluindo um personagem interpretado por Peter Fonda) têm a missão de levar o prisioneiro para o trem que parte para Yuma onde será julgado e condenado a forca. Mas a missão é árdua, tendo em vista a astúcia do bandido e seu bando, que faz de tudo para livrar o chefe.

Mangold tem muita noção de espaço na direção das cenas de ação. A seqüência final onde Evans carrega Wade em direção ao trem trocando balas com os bandidos é conduzida com perfeição e num timing que eleva o clímax na potencia máxima. Não vi a versão original, chamada aqui no Brasil de O Galante Sanguinário, para as devidas comparações. Mas como um filme isolado, Os Indomáveis é um exemplo de western de primeira que deveria ser seguido para que o gênero não fique no ostracismo por 15 ano de novo...

por ronald