7 de março de 2006

Os Três Enterros de Melquiades Estrada | Stanley Kubrick


Sete anos já se passaram desde a morte de Stanley Kubrick, um dos maiores gênios do cinema, autor de verdadeiras obras primas como 2001 - Uma Odisséia no Espaço e Laranja Mecânica.

The Three Burials of Melquiades Estrada



USA, 2005. DE Tommy Lee Jones. COM Tommy Lee Jones, Barry Pepper, Julio Cedillo. 121 min. Europa Corp. DRAMA.


Tommy Lee Jones até que se sai bem dando uma de diretor no bom The Three Burials of Melquiades Estrada. Mas se sai melhor ainda como ator de seu próprio filme. Não foi a toa que recebeu o prêmio de melhor ator no festival de Cannes do ano passado.

Melquiades Estrada é um mexicano que entra nos Estados Unidos ilegalmente e começa a trabalhar como vaqueiro juntamente com Pete Perkins (Jones), um homem aparentemente duro, mas que possui fortes sentimentos guardados que se abrem com a chegada de Melquiades. Dali surge uma forte amizade entre os dois que nem mesmo a morte pode separar. O filme ainda conta com a competente presença de Barry Pepper no papel de um guarda de fronteira violento e nojentão.

O roteiro, também premiado em Cannes, de Guillermo Arriaga (21 Gramas e Amores Brutos) segue a mesma linha dos filmes que o deixaram famoso. A ordem cronológica dos fatos é embolada na primeira metade do filme para confundir um pouco a cabeça do espectador e aumentar o suspense da trama que contém personagens interessantes e construídos de forma exemplar, além de elementos “Peckinpanianos” como a violência e a tangencia do Western moderno visto em filmes como Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (74).

The Three Burials of Melquiades Estrada é o primeiro trabalho de Jones como diretor. Uma direção segura que exige momentos de agilidade devido ao roteiro e excelente utilização do cenário desértico do Texas e do México filmado com um realismo bizarro, porém com uma câmera que capta momentos e situações poéticas. Portanto, ponto para Tommy L. Jones!
Por Ronald Perrone