3 de janeiro de 2007

Suspiria

Em homenagem ao meu conterrâneo, o capixaba por trás do Blogue Epílogo:

Suspiria



ITA, 1977. DE Dario Argento. COM Jessica Harper, Stefania Casini, Udo Kier. 98 min. HORROR.

O diretor italiano Dario Argento foi um dos principais idealizadores do Giallo, subgênero do suspense onde assassinos misteriosos com suas luvas pretas atacam mulheres indefesas com objetos cortantes e pontiagudos. Suspiria é primeiro trabalho de horror do diretor que não se enquandra no gênero citado acima, e talvez seja seu melhor filme.

Brincando com o sobrenatural pela primeira vez, Argento realiza uma obra ímpar do gênero devido às surpreendentes cenas pertubadoras criadas em conjunto com uma direção de arte extremamente elaborada e a trilha sonora (do grupo Goblin e do próprio Argento) que contribui com sons bizarros para fomar a atmosfera de terror.

Argento é um esteta simétrico. Seus enquadramentos pictóricos com os cenários surreais repletos de cores fortes que sufocam os personagens demonstram um talento artístico próprio que o destaca dentre os vários diretores do gênero, subtraindo poucos, como um Fulci ou um Bava, entre outros esporádicos. Nas cenas onde "pega pra capar", o diretor mostra sua virtuosidade, como na primeira morte do filme onde uma mulher é esfaqueada diversas vezes no peito até seu coração ficar exposto e o assassino continua apunhalando o órgão. Ou nos dez minutos finais, um dos mais assustadores que já vi, onde até o psicológico é abalado e o coração quase sai goela à fora.

Por Ronald