11 de julho de 2006

Fearless

E mais uma resenha gigantesca sobre algum filme oriental do nosso correspondente estrangeiro, direto de Hong Kong, Monsenhor!

Fearless



Huo Yuan Jia, Hong Kong/USA, 2006. DE Ronny Yu. COM Jet Li, Jon T. Benn, Collin Chou. 104 min. Columbia. AÇÃO.

Mal entrei no blog e já passo por uma febre cinematográfica. Não uma daquelas "febres" que vira moda e todo mundo se veste como os personagens. Mas uma febre de desejo em me aprofundar e conhecer um determinado "cinema". No caso, o oriental. Peguei essa febre por culpa do John Woo. Que já me fez escrever uma das maiores (em tamanho) resenhas do Blog com o alucinante Fervura Máxima. A partir do meu segundo post, só tenho escrito sobre filmes orientais. Bem, isso soou como se fossem vários posts. Na verdade essa é a minha quarta resenha. Pois bem, vamos ao que interessa.

Fearless (nome em inglês do filme), ou Huo Yuan Jia (nome original chinês), é mais um daqueles tradicionais filmes de luta chinês. Mas não deixa de ser interessante. Principalmente por resgatar a atmosfera e o clima dos filmes chineses do final da década de 70 e decorrer da década de 80. O filme conta a história, verdadeira acredito eu (na minha pesquisa não consegui encontrar algo que confirmasse a veracidade da história), do mestre Huo Yuan Jia, criador e propagador de um estilo de arte marcial. Interpretado por Jet Li, que é um dos maiores astros chineses. Tal mestre sofre um bocado para se encontrar no meio da arte marcial e finalmente criar o estilo que ele chama de WuShu.

Não vou entrar em muitos detalhes, para não estragar a experiência, mas a história é a seguinte: Huo Yuan Jia é um garoto apaixonado por seu pai, um mestre local das artes marciais. Mas tudo muda quando seu pai perde uma luta para outro mestre da vila. Huo Yuan Jia então decide se tornar um profundo conhecedor das artes marciais e honrar o nome da família derrotando todos os seus desafiantes. Mas em meio a tantos desafios, as conseqüências vêm surgindo de maneira arrasadora na vida de Huo Yuan Jia. Profundamente arrasado com alguns acontecimentos, ele decide se exilar e quase perece em um rio. Mas é encontrado por gentis moradores de uma aldeia no interior da China. Lá, na companhia de uma belíssima aldeã cega, Huo Yuan Jia aprende a valorizar certas coisas em sua vida e também na vida dos outros. Após alguns anos, ele volta à sua cidade para pedir perdão a todos as pessoas que ele havia magoado ou ferido, e também levantar o moral do povo chinês q vinha sendo humilhado por estrangeiros.

Jet Li que não tem lá uma das melhores atuações no cinema atual, mesmo sendo uma das maiores estrelas da China, apresenta uma atuação firme e dedicada, e se encontra em excelente forma nesse filme. O filme apresenta uma boa fotografia, nada de espetacular ou detalhista, mas bela em alguns momentos. A direção do filme cumpre o que se propõe, apesar do diretor ter algumas "vergonhas" em seu currículo, como A Noiva de Chuck ou Fred vs Jason. Em Fearless ele não decepciona. Pelo contrário, encanta com excelentes cenas de lutas, muito bem coreografadas, unindo aquele tradicional estilo chinês de filmes de luta com algumas inovações técnicas. Não é uma pérola cinematográfica, mas pra quem conhece os filmes orientais da década de 80 e sente falta dos mesmos, Fearless é uma excelente pedida.

Por Monsenhor