28 de agosto de 2006

Miami Vice

Miami Vice



Miami Vice, USA, 2005. DE Michael Mann. COM Colin Farrell, Jamie Foxx, Gong Li. 134 min. Universal. POLICIAL.


Miami Vice é a adaptação para os dias de hoje da famosa série homônima, cujo um dos criadores é o próprio diretor, Michael Mann. A série fez sucesso nos anos 80 e conta as aventuras de dois policiais no combate ao crime e essas coisas. Na verdade, eu nunca acompanhei a série. Claro que naquela época eu preferia ver programas mais adequados para a minha idade como ALF – O ETeimoso, Vicky - a Menina Robô, Primo Cruzado, desenhos animados, entre outros que não me recordo agora.

Uma das grandes vantagens do filme é a forma simples em que é estruturado sem frescuras, sem inventar e enrolar, apesar da duração. É um filme direto e objetivo. Claro que os personagens e os diálogos soam falsos em grande parte do filme, mas as situações do roteiro conseguem segurar a atenção do espectador sem forçar a barra. Talvez a falta do melodrama seja o que o deixa inferior a outros filmes de Mann que possuem maior preocupação com o drama e os conflitos humanos. Em Miami Vice até se cria alguns laços ou uma relação com a dramaturgia, mas a canastrice de alguns personagens e a superficialidade não consegue atingir nem criar identificação com o publico que é fisgado de outras formas.

Mais importante do que a própria história em si, as imagens “pintadas” por Michael Mann são de um tratamento espetacular que o coloca entre um dos melhores realizadores americanos no formato digital. É incrível a preocupação fotográfica de Mann em cada enquadramento e movimento de câmera, principalmente na ultima cena de ação, que já se coloca entre uma das melhores filmadas no cinema contemporâneo. É realista, praticamente documental, ao mesmo tempo em que é estilizado e sangrento. Após o fiasco de Colateral (que eu sei que muita gente gostou), Michael Mann consegue dar a volta por cima com Miami Vice e nos brinda com uma obra muito além do esperado.

Por Ronald


Top Michael Mann dos filmes que eu vi:

1. Fogo Contra Fogo (1995)
2. O Informante (1999)
3. Dragão Vermelho (1986)
4. Profissão Ladrão (1981)
5. Miami Vice (2006)
6. O Ultimo dos Moicanos (1992)
7. Ali (2001)
8. Colateral (2004)