31 de agosto de 2006

Viagem Maldita

Viagem Maldita

½

The Hills Have Eyes, USA, 2006. DE Alexandre Aja. COM Ted Levine, Kathleen Quinlan, Dan Byrd, Billy Drago. 107 min. Fox. TERROR.

Viagem Maldita não é somente mais uma refilmagem de filmes americanos antigos, como anda acontecendo constantemente no cinema americano. O que o diferencia das outras produções é que, surpreendentemente, ele consegue ser melhor que o seu original, Quadrilha de Sádicos, de Wes Craven.

Quem assina a direção e o roteiro é o francês Alexandre Aja, que possui um incrível talento para criar uma atmosfera de horror em situações extremas, como também pode ser conferido no ótimo Haute Tension, seu filme mais famoso. Até em cenas normais necessárias, como a primeira parte do filme, onde é feito a apresentação dos personagens, Aja consegue, com limitações, dirigir com objetividade buscando sempre captar comportamentos realistas e sem excessos. Às vezes dá certo, mas em outras, se perde. Os atores também não ajudam muito, são bem razoáveis, mas Ted Levine tem uma boa oportunidade de mostrar sua capacidade para papéis secundários.

Mas é em determinado ponto que a coisa muda. Sem perder a essência do original, Aja entra no seu território com muita originalidade, e resolve fazer do seu modo, como aprendeu na França. E aí já viu, né? Violência alucinante e brutal regada a muito sangue e vísceras, membros destroçados e perfurados com uma variedade de objetos pontiagudos, mortes explicitamente visuais, personagens bizarros e tudo isso ambientado num clima dos filmes de horror setentista de melhor qualidade. Com influencias de O Massacre da Serra Elétrica à Sob o Domínio do Medo, aliás, um dos personagens encarna um Dustin Hoffman muito bem.

Craven não tinha tanto recurso quando filmou Quadrilha de Sádicos. Nem por isso seu filme desmerece elogios, tanto que se tornou cult para os fãs do horror (como eu!). Porém, um bom investimento aliado ao talento de Aja, não há quem segure. Viagem Maldita já se coloca entre o terror do ano. Agora é esperar Silent Hill.

Por Ronald