



The Descent, ING, 2005. DE Neil Marshall. COM Shauna Macdonald, Natalie Jackson Mendoza, Alex Reid. 99 min. TERROR.

Um ano após ter perdido seu marido e filha em um acidente, Sarah decide viajar com as amigas em uma expedição à uma caverna. Uma vez dentro da caverna, tudo começa a dar errado para o grupo. Nos primeiros instantes, o filme se sustenta como um suspense, onde ambientes escuros e sons vindos do nada, nos presenteiam com bons sustos. Mas o "bixo pega", quando as amigas descobrem que não estão sozinhas dentro da caverna. Aí começa um terror digno de cada elogio feito até hoje, e ainda hão de ser feitos. Todas as atrizes estão firmes e convincentes em seus papéis, demonstrando verdadeiras
expressões de horror e de fúria em determinados momentos. O filme tem cenas violentas e não poupa quem tem estômago fraco. Eu indico e digo que faz júz a todos os elogios recebidos, e digo vai além, se mostrando talvez o melhor filme de terror do ano.
Por Monsenhor
Homenagem Atrasada

No ultimo dia 20 de setembro, o cinema perdeu um dos grandes gênios da fotografia cinematográfica, o sueco Sven Nykvist. Trabalhou como diretor de fotografia em mais de cem filmes e conseguiu se tornar um dos expoentes na sua arte com uma simplicidade visual que tornou sua marca registrada. É mais conhecido como o cinegrafista de Ingmar Bergman, pois trabalharam juntos em mais de vinte filmes. Nykvist se destacou pela iluminação natural e atmosférica e por conseguiur capturar emoções profundas dos rostos fotografados. Além de Bergman, trabalhou com vários outros diretores importantes como Tarkovsky, Polanski, Woody Allen, Louis Malle, entre muitos outros. Nos ultimos anos, Nykvist passou internado num asilo sofrendo de esquizofrenia.