4 de março de 2007

O Massacre da Serra Elétrica



The Texas Chain Saw Massacre, EUA, 1974. DE Tobe Hooper. COM Marilyn Burns, Allen Danziger, Gunnar Hansen. 83 min. Flashstar. TERROR.

O Massacre da Serra Elétrica é um marco do cinema no subgênero horror rural e conta a história de cinco que jovens nas estradas do Texas a caminho de Dallas, para ver um show da banda de Rock Lynyrd Skynyrd. Mas no caminho, cruzam com uma família de canibais famintos acabando de vez com a viagem numa noite alucinante do melhor que há nos filmes de horror com muito sangue e violência. O filme apresenta um dos personagens mais bizarros e assustadores do cinema, Leatherface, o grandalhão que estraçalha suas vítimas com a serra elétrica, diretamente inspirado no famoso serial killer americano Ed Gein, que usava uma máscara feita de pele humana. Com o passar dos anos, O Massacre da Serra Elétrica atingiu o status de filme cult, influenciando uma penca de trash movies na década de setenta e oitenta e até alguns filmes do atual cinema de horror.

por ronald



O Massacre da Serra Elétrica 2



The Texas Chain Saw Massacre 2, EUA, 1986. DE Tobe Hooper. COM Dennis Hopper, Caroline Williams, Bill Johnson. 89 min. Flashstar. TERROR.

Já a continuação do clássico O Massacre da Serra Elétrica é uma furada. O diretor Tobe Hooper deixa a seriedade do primeiro filme de lado e transforma (não sei se por vontade própria ou incompetência mesmo) seus personagens em bobalhões (pelo poster ao lado percebe-se) e situações com um tom cômico acabando com a reputação da série e de Leatherface, que, de um assustador serial killer, passa a um palhaço dançarino de axé. Nem mesmo Dennis Hopper salva, sua presença no filme não chega a ser caricata, na verdade, é constrangedora. O filme conta a história de um policial (Hopper)que busca vingança pela morte do seu irmão cometido pela família de loucos canibais. Além disso, há uma disc jokey que procura ajudar nas investigações. O roteiro chega ao absurdo de fazer Leatherface se apaixonar pela moça dando ao filme ainda mais o ar de angustia que vinha dando, mas não pelo medo e o horror, o teor que o filme deveria dar, mas sim pela frustração de uma continuação desnecessária e ridícula.

por ronald