17 de abril de 2007

Ventos da Liberdade



The Wind That Shakes the Barley
, Inglaterra, 2006. DE Ken Loach. COM Cillian Murphy, Padraic Delaney, Liam Cunningham. 127 min. Pathé. DRAMA.

Ken Loach é um dos últimos diretores que ainda trabalha em cima de um cinema político específico que está fora de moda hoje em dia. Porém, dentro desse nicho cinematográfico, ele é um mestre, por isso seu nome ainda é citado como importante referência do cinema atual. Aos 70 anos, com uma visão política esquerdista, o diretor inglês sempre buscou discutir os problemas enfrentados pela classe trabalhadora focando o lado humano e cotidiano de seus personagens. Ventos da Liberdade, que narra a trajetória de dois irmãos na formação de uma milícia contra a dominação inglesa sobre a Irlanda na década de 20, é um exemplo. O filme procura retratar fielmente a história detalhando o inicio de uma resistência que se transformaria no Exército Republicano Irlandês.

Apesar das análises e conclusões ressaltadas, o filme não deixa de ser irregular em alguns momentos. E tentando fugir constantemente, Loach acaba sendo obrigado a tangenciar num sentimentalismo banal que não prejudica o filme, aliás, dá um charme a mais. Entretanto, o verdadeiro poder político perde o seu vigor inicial com a entrada do melodrama.

Ventos da Liberdade ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes do ano passado. Vale mais pelo conjunto da obra que o filme em si. Foi a oitava vez que o diretor participou do festival e a primeira vez que levou o prêmio principal, embora tenha ganhado o prêmio da crítica em 1995, com Terra e Liberdade, um filme similar a esse aqui, embora superior, mais poderoso politicamente e com dramas humanos que refletem um trabalho mais elaborado do diretor.

por ronald