23 de junho de 2007

Black Book

Black Book



Zwartboek, Holanda/Bélgica/Inglaterra/Alemanha, 2006. DE Paul Verhoeven. COM Carice van Houten, Sebastian Koch, Halina Reijn. 145 min. DRAMA.

Dentro de um prisma relativo à maturidade de um diretor, por mais limitado que ele seja, voltar às origens fez muito bem ao diretor holandês Paul Venhoever, figura importante do cinema de ação com toques fantásticos, seus filmes sempre foram uma mistura de um experimentalismo focado nas bases dos filmes B apelando para a violência e o sexo com o cinema comercial, sempre investido muita grana em efeitos visuais e atores de peso. O resultado de sua filmografia não chega a ser irregular, mas possui algumas bombas como Showgirls e Homem sem Sombra, e mesmo assim, estes possuem uma constante que marcam o toque peculiar do diretor visto em suas obras primas, como O Vingador do Futuro, Robocop, Flesh and Blood, Tropas Estelares, entre outros. Tirando um, todos os outros filmes são produções americanas, e seus ultimo trabalho por lá, não foi grande coisa de bilheteria e após um hiato de 6 anos, o holandês resolveu voltar ao seu país de origem para realizar uma de suas obras mais significativas.

Seu novo filme, Black Book (ainda não sei o nome que as distribuidoras vão escolher, mas na tradução, Livro Negro), é talvez, seu filme mais maduro em termos de direção. Se passa durante a Segunda Guerra e trata de uma diversidade de situações da resistência holandesa naquele período. O filme é colocado perante o ponto de vista de Ellis de Vries, na qual exigiu uma competente trabalho de atuação de Carice van Houten. O roteiro escrito por Gerard Soeteman e pelo próprio Venhoever tenta fugir dos clichês imortalizados pelo gênero. Sempre cai em um ou em outro como nos estereótipos de alguns personagens, mas no contexto geral, o diretor consegue dar uma renovada no padrão de dramas de guerra. Até coube um espaço para o subgênero “men in a mission”, remetendo a filmes como Os Doze Condenados, além de muita violência, nudez e escatologia, marcas registradas de um veterano que merecia um melhor destaque.

por ronald