22 de outubro de 2007

Spike Jonze, o genial diretor de video clipes americano, completou 38 ano de idade. Jonze possui dois filmes em seu currículo e prepara um novo para o ano que vem. Como todo mundo conhece seus filmes, esbocei algumas palavras apenas para não passar batido e realizar essa pequena homenagem ao diretor...


Quero ser John Malkovich: Um titereiro frustrado procura emprego e acaba conseguindo trabalho num escritório onde encontra uma portinha que transporta as pessoas direto pra cabeça do ator John Malkovich! Ufa! Essa bizarrice é a premissa dessa obra cujo roteiro é assinado pelo genial Charlie Kaufman e dirigido primorosamente por Spike Jonze. O filme levanta questões filosóficas da vida humana com muito bom humor, originalidade e um toque de surrealismo delirante.

Adaptação: Nicholas Cage faz um papel duplo vivendo irmãos gêmeos nessa outra estranheza novamente dirigida por Jonze e escrita por Kauffman. Aliás, o roteirista escreve uma história baseada em um momento de sua própria vida, num período que passou por uma crise criativa. O resultado é esse brilhante filme que ainda conta no elenco Meryl Streep e Chris Cooper, que abocanhou o Oscar pela sua atuação.