9 de janeiro de 2008

Filmes


Death Setence, de James Wan: Mais um Vigilant Movie que pinta por aqui no blog (o outro foi Valente). Foi o ultimo filme que vi em 2007, uma mistura de Desejo de Matar – onde um cara normal sofre uma perda familiar e sai em busca de vingança – com Táxi Driver. Mas este último é, principalmente, pelo final quando as escolhas estéticas trazem referencias explícitas do filme do Scorsese. Até a cabeça mal raspada de Kevin Bacon dá a impressão de um pequeno moicano. Bom filme, objetivo, violento e sem frescuras. Do jeito que tem que ser.

I am Legend, de Francis Lawrence: É normal acontecer de filmes que eu não esperava tanto chegar tão perto de impressionar e acaba estragando tudo por causa de um desfecho medíocre. É o caso deste aqui e com força. A Nova York devastada e deserta com Will Smith vagando em busca de esperança e se esforçando horrores pra atuar, são ótimos e é o que surpreende. Mas a cisma de Hollywood de sempre amarrar as pontinhas para fechar seus filmes acaba transformando tudo que se passou numa ficçãozinha banal sem nada a acrescentar.

Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto, de Sidney Lumet: Por trás de uma história de roubo, há um sólido drama familiar de situações extremas trabalhado com uma firmeza que só um veterano como Sidney Lumet poderia realizar (talvez um ou outro diretor americano teria sucesso também, mas são poucos). A forma como o cineasta brinca com os pontos de vistas, mexendo na ordem cronológica da narrativa reforça ainda mais o estado de espírito de cada personagem envolvido, e mesmo as indas e vindas no tempo não tira o classicismo genial das situações dramáticas desempenhadas com maestria pelos atores. Philip Seymour Hoffman deixa bastante evidente que é de longe o melhor ator americano da atualidade, por mais que Ethan Hawke e o grande Albert Finney também estejam dignos de aplausos, assim como tudo no filme.