25 de junho de 2006

Hard boiled

Fervura Máxima

½

Hard boiled, Hong Kong, 1992. DE John Woo. COM Yun-Fat Chow, Tony Leung Chiu Wai, Teresa Mo. 126 min. Milestone Pictures. AÇÃO.

"Quem diria que John Woo já soube fazer filmes de ação um dia?" Essa foi a primeira coisa que eu disse quando acabei de assistir a um dos mais conceituados clássicos de John Woo. Hard Boiled ou Fervura Máxima, como é chamado aqui no Brasil, conta a história de um policial "casca grossa", interpretado por Chow Yun Fat, sangue-frio, sem medo nem remorso de matar ou morrer, que durante a tentativa de prisão de um suspeito, acaba perdendo seu parceiro e melhor amigo. Será que daí pra frente dá pra adivinhar o que vai acontecer? Se você disse que ele vai atrás de vingança, você acertou. Mas diferente do ditado "vingança é um prato que se come frio", a vingança nesse filme ferve, ultrapassando o ponto de ebulição, como indica o nome do filme.

John Woo, no oriente, pode ser considerado um dos melhores aprendizes da matéria filmes de ação. Isso eu digo no oriente. Pelas bandas de cá, já tínhamos diretores como Peckimpah, que trouxe várias inovações, dentre elas o uso dramático de câmeras lentas em cenas quentes de ação. E John Woo traz uma forte herança de alguns diretores, principalmente os inovadores, de filmes de ação. Isso se percebe claramente em Hard Boiled. Logo no começo do filme, há uma movimentadíssima cena de tiroteio, com uma participação muito natural dos figurantes, e impressionantes movimentos, até mesmo acrobáticos e de certa forma realistas do protagonista. O filme não apresenta uma trama elaborada nem tenta chegar perto de ser complexa. Mas a simplicidade da história é contada de uma forma, ao mesmo tempo bruta e dramática. Os atores também não são dignos de Oscar, mas cumprem seu papel convencendo o espectador daquilo que estão vendo na telinha.

Ah! Volto a falar das cenas de ação do filme. Justamente porque são elas que caracterizam e dão nome a John Woo. O filme não passa muito tempo sem tem um cena de ação. O tempo inteiro você é surpreendido com um tiroteio desenfreado de tirar o fôlego. Takes muito bem capturadas, utilizando de forma corretíssima a camera lenta. O final é um dos mais movimentados e fabulosos que eu já vi num filme de ação. Principalmente a cena em que Chow corre desesperadamente pelo hospital com um bebê no colo, dando tiro em tudo e em todos, arriscando a sua vida para salvar a do bebê. É uma cena brilhante, com excelente movimentação dos personagens e até mesmo da camera. Para se ter uma idéia do quanto o filme é quente, a cena final, no hospital dura cerca de 40 minutos de tiroteios e explosões. John Woo não trouxe nada de inovador ao gênero, mas aplicou tudo o que se tinha de melhor, e o fez com maestria. Pena que hoje ele perdeu esse "tato", e já nos decepciona com vergonhosas produções como Missão: Impossível 2, ou O Pagamento.

Confesso que só me interessei por filmes do John Woo, justamente por ele ser o diretor das cenas não interativas do game que irá dar continuidade à história de Hard Boiled. Mas foi uma surpresa agradável, assistir ao filme só para saber qual a história do tal policial "casca grossa", e descobrir que John Woo já foi mestre em filmes de ação no oriente. Pra você que ainda não descobriu o John Woo de 15 ou 20 anos atrás, pode ser que você também tenha uma agradável surpresa.
Por Monsenhor