2 de julho de 2006

O Pássaro das Plumas de Cristal

O Pássaro das Plumas de Cristal



Uccello dalle piume di cristallo, L', ITA, 1970. DE Dario Argento. COM Tony Musante, Suzy Kendall, Enrico Maria Salerno. 98 min. CCC. SUSPENSE.

Filme de estréia da carreira do diretor Dário Argento e a primeira parte de uma trilogia onde sempre há um nome de animal no título. Os outros são O Gato de Nove Caudas (71) e Quatro Moscas no Veludo Cinza (71). Repleto de citações a Hitchcock, O Pássaro das Plumas de Cristal conta a história do escritor americano que acaba sendo testemunha ocular de um assassinato de uma mulher por uma pessoa misteriosa. Como a policia não ajuda muito no caso, os crimes vão acontecendo um atrás do outro enquanto o escritor tenta investigar o crime por conta própria.

Dario Argento foi um dos idealizadores do subgênero chamado Giallo, filmes que traziam como tema assassinatos sinistros, de preferência de mulheres indefesas e assassinos implacáveis com luvas pretas. Todos esses elementos compõem perfeitamente a trama de O Pássaro das Plumas de Cristal e ajudam a desenvolver o estilo único de Argento, que acabou influenciando diretores de todo mundo nos anos 80.

Antes desse filme, Argento já havia trabalhado como roteirista no maravilhoso Era uma Vez no Oeste (68), de Sérgio Leone. Com isso, conheceu grandes figuras que deram suas contribuições artísticas ao filme, como genial diretor de fotografia Vittorio Storaro e o maior maestro do cinema, Ennio Morricone. Enfim, apesar das imperfeições e do final insatisfatório, O Pássaro das Plumas de Cristal não é mais um filme qualquer de suspense dos anos setenta, é um verdadeiro clássico do gênero.
Por Ronald