6 de abril de 2008

Perseguidor Implacável (1971), de Don Siegel

Vi este aqui há um tempinho. É o primeiro longa que deu origem ao famoso policial personificado por Clint Eastwood: Harry Callahan, o tira mais durão de São Francisco, mais conhecido como Dirty Harry, um sujeito que age de acordo com suas próprias leis, cujos ideais nem sempre vão de acordo com os burocráticos métodos da policia. Esta espécie de personagem contribuiu para a formação de um estereótipo de policiais inabaláveis e “anarquistas” que surgiram aos montes na década de 70 e 80.

Perseguidor Implacável é claramente baseado nos eventos do famoso serial killer Zodíaco, no qual foi tema recente do filme de David Fincher, lançado no ano passado. Mas ao contrário do realismo impresso na adaptação, aqui o assassino enfrenta o policial casca grossa.

Clint foi uma escolha interessante para viver o personagem (após ter sido oferecido a John Wayne, Paul Newman e até Frank Sinatra!), que não exigia uma performática, antes tivesse uma presença marcante em cena. E é o que o eterno Pale Raider tem de sobra. Prova disso é a cena onde o bandido mantém um ônibus escolar como refém e avista de longe a figura de Dirty Harry estática, fria, esperando tranquilamente em cima de uma ponte pronto pra fazer sua Magnun cuspir bala calibre 44.