14 de fevereiro de 2006

Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia

Para relembrar (ou para se conhecer...):

Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia



EUA/MEXICO, 1974. DE Sam Peckinpah. COM Warren Oates, Isela Vega, Kris Kristofferson. 112 min. United Artists. AÇÃO/THRILLER.

O cinema de Sam Peckinpah é marcado pela violência selvagem carregada em seus filmes e pelo tratamento de cada imagem para chocar o publico. E após mais de trinta anos, ainda choca. principalmente no filme Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974), pois, além do já citado tema violento, o roteiro ainda apresenta elementos mórbidos e tabus para época (violação de tumba, estupros, etc.) onde Peckinpah utiliza para cutucar os céticos com rédeas curtas.

Um poderoso fazendeiro dará uma recompensa a quem trouxer a cabeça de Alfredo Garcia, o homem que engravidou a sua filha. Misturando Road Movie com um Western moderno, Peckinpah acompanha a caçada do ponto de vista de Benny (Warren Oates) que acaba entrando nessa situação meio que por acaso.

Peckinpah, a certa altura do filme, cria uma tensão espantosa e a mantém até o final. Quando a violência explode, o diretor fica a vontade para utilizar os artifícios pelo qual ganhou notoriedade: derramamento de sangue, tiroteios em câmera lenta e a edição inovadora. O resultado é estranhamente belo.

Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia é o filme mais obscuro da filmografia de Peckinpah que contém outras pérolas da violência como Sob o Domínio do Medo (72) e Meu Ódio Será sua Herança (68).
Por Ronald Perrone