24 de julho de 2006

Audition

Audition



Ôdishon, JAP, 1999. DE Takashi Miike. COM Ryo Ishibashi, Eihi Shiina, Tetsu Sawaki. 115 min. Omega. HORROR.

É impossível resistir e ficar sem comentar sobre esse impressionante filme do diretor japonês, Takashi Miike. Mesmo que seja em uma pequena resenha, algo tem que ser dito. Por isso em quase todos os blogues existem comentários sobre Audition. E mesmo depois de ler e saber tanto sobre, nada se compara ao prazer de ver com os próprios olhos.

Primeiro porque Audition é um marco no cinema de horror. Um filme totalmente original. É o extremo em tudo que se pode detalhar. É um filme de horror que começa como um drama romântico e por muitas vezes cômico, até se transformar num dos filmes mais violentos e perturbadores do gênero. A cena final é simplesmente chocante e Miike não tá nem aí se você vai querer ir pro colinho da tua mãe, mesmo que ela já seja uma velha. Haja estômago pra agüentar!

Takashi Miike se consolida hoje como um dos diretores mais subversivos do cinema atual. E melhor, sabe fazer cinema de qualidade. Sua contribuição para o cinema já rende alguns seguidores. Claro que não chegam nem aos pés de Miike, mas já é alguma coisa.