7 de agosto de 2006

Caçada Sádica e Matei Jesse James

Dicas de Bang Bang:

Caçada Sádica

½

The Hunting Party, UK, 1971. DE Don Medford. COM Oliver Reed, Gene Hackman, Candice Bergen. 110 min. UA. WESTERN.


Ótima dica que eu obtive através do blog Viver e Morrer no Cinema, com atualizações diárias e curiosidades e informações interessantes sobre cinema. Mas chega de fazer propaganda pra outro blog. O Cine Art nem está na lista de blogues dele. Fazer o que?

Bem, mas voltando a dica, uma verdadeira pérola dos anos setenta. Caçada Sádica é um Western sanguinário. Foi dirigido pelo desconhecido, pelo menos pra mim, Don Medford que faz um trabalho muito competente. O filme conta a história de um perigoso bandido que seqüestra a mulher de um cabra que, no decorrer do filme, percebemos que é tão perigoso quanto o primeiro, ao ponto de torcermos pelo bandido. Hoje em dia não há nada de mais nisso, mas naquela época era novidade no Western fazer bandidos de mocinhos. Influencia do Western Spaghetti, Sam Peckinpah, Monte Hellman e muitos outros.

Oliver Reed vive o perigoso bandido Frank Calder. Sua atuação é interessante, pois seu personagem se transforma ao decorrer do filme. Já Gene Hackman, que faz o papel do marido é um personagem mais complexo e Hackman o faz muito bem. É um homem violento como demonstra tanto na sua caçada quanto na intimidade com sua esposa ou com quem quer que seja. Candice Bergen, que faz a esposa seqüestrada, é uma atriz de uma expressão só. Parece estar sorrindo o tempo todo. Mas até que ao final consegue se soltar. O filme possui defeitos como qualquer um, mas não atrapalham em absolutamente nada o andamento do filme. Ainda mais com o final angustiante e antológico, qualquer defeito passa batido. Caçada Sádica é um clássico que precisa ser descoberto ou redescoberto urgentemente.

Por Ronald



Matei Jesse James



I Shot Jesse James, EUA, 1949. DE Samuel Fuller. COM John Ireland, Preston Foster, Barbara Britton. 81 min. WESTERN.

Já no seu filme de estréia, Samuel Fuller vai totalmente contra àquilo que se espera de um faroeste americano, que normalmente possui um herói durão, valente, rápido no gatilho, com respostas afiadas a qualquer questionamento, como os John Waynes da vida. Em Matei Jesse James, o herói, Bob Ford, interpretado por John Ireland, mata o famoso e temido pistoleiro, Jesse James, da forma mais covarde possível, com um tiro pelas costas e passa o resto do filme se remoendo pelo momento e pela forma ingrata que matou o perigoso bandido. Com isso, o filme se torna um western psicológico, no qual, Fuller aprofunda-se nos sentimentos do personagem e nos revela, através das suas imagens, todo sofrimento mental que o personagem sofre, detalhe importante que tornou uma de suas características em todos os seus filmes e é o que diferencia dos outros diretores americanos tornando-o um dos mais atuais e admirados até hoje.

Por Ronald