11 de setembro de 2006

Save The Green Planet e Brian de Palma

Save the Green Planet!

½

Jigureul jikyeora!, COR, 2003. DE Joon-Hwan Jang. COM Ha-kyun Shin, Yun-shik Baek, Jeong-min Hwang. 118 min. TERROR/COMÉDIA/DRAMA/FICÇÃO.

A Terra está para ser invadido por alienigenas e só uma pessoa é capaz de salvar o planeta. Com uma premissa bem "Sessão da Tarde" e infantil, Save The Green Planet surpreende a cada minuto do início ao fim. É um filme bem, digamos, subversivo (termo que nosso amigo Ronald gosta de usar) e diferente de tudo o que já vi no cinema.

A película se desenvolve sem um gênero pré-definido, variando sem fazer confusão entre a ficção-científica, comédia, suspense psicológico, terror, drama e uma pequena pitada de romance. Lee Byeong-gu, estrelado por Ha-kyun Shin (Simpathy for Mr. Vengence) - brilhantíssima interpretação, comovente, alucinada e determinada. - acredita que o planeta está para ser invadido por extra-terrestres, e que o líder desse grupo de aliens, seria o presidente de uma grande empresa farmacêutica. Com isso em mente, Lee, sequestra o tal presidente e o leva ao porão de sua casa para torturá-lo e fazê-lo confessar o plano de destruição da terra.

Logo no início do filme, temos situações engraçadas e inusitadas que nos levam a crer que o filme manterá tal ritmo e seguirá como uma comédia, mas após o rapto do presidente da empresa, o filme sofre uma reviravolta gigantesca, onde temos cenas violentas de torturas físicas (em alguns países o filme foi proibido para menores de 18 anos) e psicológicas, o que já nos deixa acreditar que o filme viraria um terror. Logo isso também mudaria, com cenas dramáticas que mostram a infância difícil de Lee, os problemas de saúde de sua mãe e as confusões com seu pai, o que o levaria mais tarde a sofrer de um certo distúrbio mental mas tampouco o dramalhão se desenvolve e então somos bombardeados com cenas cheias de suspense, quando um detetive, investigando o desaparecimento do presidente da empresa, decide passar uma noite na casa de Lee. Chegando porém próximo ao final do filme, seu tom já muda novamente, para uma ficção-científica, onde o presidente consegue se livrar das amarras e descobre uma variedade de material coletado por Lee, que deixam a entender que os tais aliens realmente existem.

É simplesmente surpreendente ver como o filme se sustenta com muita firmeza nessa variação de gêneros, com uma direção digna de aplausos, ousada e inovadora por fazer uso brilhante dessa variação. A atuação do elenco é da mesma forma, formidável. Lee, interpretado por Ha-kyun Shin, como já disse, está muito bom no papel, fazendo um personagem perturbado, que até o final do filme nos deixa confuso, sem saber se tudo é uma loucura de sua mente ou se é tudo verdade. Yun-shik Baek, faz o presidente da empresa, e também apresenta uma excelente forma, desenhando um personagem amedrontado e determinado a convencer de que não é alien. Os outro papéis secundários também têm muita importância e se desempenham muito bem, não deixando a desejar em nenhum momento. Confesso que assisti ao filme sem saber o que esperar, e me surpreendi muito, e ouso dizer que foi um dos melhores filmes que assisti esse ano. Vale mais do que a pena conferir.

Por Monsenhor



E como hoje, o diretor americano Brian de Palma comemora seus 66 anos, segue um Top 10 do cara segundo a opinião deste cinéfilo medíocre que vos escreve:

1. Um Tiro na Noite (1981)

2. O Pagamento Final (1993)
3. Scarface (1983)
4. Os Intocáveis (1987)
5. Carrie (1976)
6. Dublê de Corpo (1984)
7. Vestida para Matar (1980)
8. Hi, Mom! (1970)
9. Irmãs Diabólicas (1973)
10. Pecados de Guerra (1989)

Por Ronald