7 de outubro de 2006

Dragão Vermelho

Dragão Vermelho, aka Caçador de Assassinos



Manhunter, EUA, 1986. DE Michael Mann. COM William L. Petersen, Brian Cox, Dennis Farina. 119 min. SUSPENSE

Bem, esqueçam aquela versão do Dragão Vermelho de 2002 estrelada por Edward Norton, Anthony Hopkins e Ralph Fiennes, por mais clichê que essa frase possa soar. Estamos falando de um filme de verdade. Um dos melhores suspenses/policiais dos anos oitenta. Conta com a direção mais que segura de Micheal Mann, já testando seus enquadramentos pictóricos que hoje em dia atingem seu ponto máximo com o formato digital em filmes como Miami Vice.

Lançado recentemente no Brasil em DVD com o nome Caçador de Assassinos, o filme apresenta pela primeira ao publico, o personagem Hannibal Lecter, o famoso psiquiatra que comia suas vítimas (não pensem besteiras, comia mastigando e temperado com sal, pimenta e couve... delícia!). Hannibal ficou imortalizado na pele de Anthony Hopkins em O Silencio dos Inocentes. Mas é aqui, vivido por Brian Cox, que ele aparece pela primeira vez diante dos espectadores. Cox tem uma de suas melhores atuações, mas não muito explorada por Mann, infelizmente. Porém, os poucos momentos em cena são suficientes para que o ator construa um personagem doentio e profundo, muito bem explorado por Jonathan Demme no já citado O Silencio dos Inocentes.

Já que Hannibal aparece tão pouco, o resto do filme é um ótimo suspense onde o policial Will Graham, que prendeu o psiquiatra canibal, tem de voltar à ativa para desvendar mais uma série de assassinatos brutais e misteriosos. A especialidade de Graham é justamente a capacidade de entrar na mente do assassino e descobrir os motivos que o leva a cometer tais crimes. O problema é que Grahan provoca conseqüências terríveis para a sua mente. Por isso havia se afastado do FBI e necessitou de vários tratamentos psicológicos após prender Hannibal. Mas ele é o único que possivelmente pode descobrir esse novo caso e para isso, faz algumas visitinhas ao velho Hannibal, assim como Jodie Foster faz em O Silencio dos Inocentes.

Apesar de gostar bastante da aventura da agente Clarice Starling (Jodie Foster), Dragão Vermelho é incomparável e é, de longe, o melhor filme da série. Micheal Mann faz um trabalho de mestre e cria cenas memoráveis, como a cena do sujeito sentado na cadeira de rodas em chamas em direção a tela. Arrepiante. É o horror no melhor sentido possível da palavra.

Por Ronald