18 de fevereiro de 2007

Pequena Miss Sunshine

Pequena Miss Sunshine



Little Miss Sunshine, EUA, 2006. DE Jonathan Dayton e Valerie Faris. COM Abigail Breslin, Greg Kinnear, Alan Arkin, Toni Collette, Steve Carell, Paul Dano. 101 min. FOX. COMÉDIA.

A nova comédia independente americana vem amadurecendo e a cada ano despontam diversos filmes com orçamentos modestos, simplicidade, mas cheio de originalidade, honestidade e roteiros inteligentes, como é o caso de Pequena Miss Sunshine.

O filme narra a história da família Hoover que parte em uma viagem ao saber que a caçula, Olive (Abigail Breslin), foi classificada para concorrer ao concurso Pequena Miss Sunshine. Quando cada personagem, maravilhosamente construídos, são apresentados, percebe-se que não se trata de uma família normal e que a pequena Olive, seria um problema no concurso. Um pai fracassado como palestrante e escritor de livros de auto-ajuda, uma mãe louca e estressada, um irmão, fã de Nietzsche, que resolve parar de falar enquanto não entrasse nas forças aéreas, um tio gay suicida e o avô, viciado em heroína. Claro que a família está desabando, mas na viagem acabam resgatando certos valores que estavam perdidos entre eles. O próprio veículo, uma Kombi amarela, acaba se tornando um personagem, um fator de união familiar. São claras as transformações de cada membro num timing perfeito, muito bem administrado pelo casal de diretores, que bancou o filme do próprio bolso, após cinco anos tentando levar o projeto a diante.

Alternando o drama melancólico à cenas de humor negro, sempre relacionados às dificuldades de seus personagens, Pequena Miss Sunshine flui perfeitamente ao som da bela trilha sonora e a direção que envolve o publico de forma sedutora, emocionando, divertindo e tocando em questões importantes da vida, como a união familiar. Impossível não se identificar.

Por Ronald