15 de fevereiro de 2007

Rocky Balboa


Rocky Balboa



EUA, 2006. DE Sylvester Stallone. COM Sylvester Stallone, Burt Young, Milo Ventimiglia. 102 min. FOX. DRAMA.

Engraçado... Mas no início da década de noventa (em 90, pra ser mais exato), quando Stallone lançou o seu fatídico Rocky V, sua carreira não estava lá essas coisas. O que o astro de Rambo fora para o cinema era nada mais que lembrança, o ator estava num período não muito bom e nada confortável - seus filmes não faziam o mesmo sucesso de antes, e depois do fracasso de Rocky V, o cara, inevitavelmente, foi tocar o fundo do poço com participações fracas em filmes mais fracos ainda. Desde então, Stallone conseguiu algo que se assemelhava a seus antigos arrasa-quarteirões (Risco Total, de 93) e um único filme de verdade (Cop Land, de 97). A coisa ficou tão preta, mas tão preta, que o astro parecia fadado a terminar sua carreira com fitas lançadas diretamente em vídeo (vide o horrível Steven Seagal e o não menos horrível Van Damme). Até Rocky Balboa tomar forma.

O que foi motivo de piada pra muita gente, acabou se tornando um de seus maiores triunfos. Acho que porque Rocky Balboa é o filme certo, no lugar certo, na hora certa, e que, como o seu primogênito - vencedor do Oscar de melhor filme em 76 -, reflete a vida do protagonista. Agora Rocky é um velho que vive do que fora os seus dias de glória e da sua esposa, Adrian (ou Adriaaaannnnnnn!, se preferirem), que está morta. Até que surge a ele a chance de novamente lutar, e desta vez contra o atual campeão.

Ao contrário dos três derradeiros episódios da franquia, Rocky Balboa não é sobre uma luta - é sobre um homem que luta para não cair no esquecimento enquanto chega ao fim da linha. É sobre Sly Stallone. É sobre Rocky Balboa.

por felipe