10 de maio de 2007

Homem Aranha 3

Homem-Aranha 3



Spider Man 3
, EUA, 2007. DE Sam Raimi. COM Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Thomas Haden Church, Toper Grace, Bryce Dallas Howard. 156 min. Columbia. AÇÃO.

O que querem que eu diga sobre Homem-Aranha 3, sem pestanejar, acerca do prazer que o espectador terá assistindo ao novo filme de franquia milionária de Sam Raimi? Talvez o óbvio: é o mais fodástico dos três. Sam Raimi já deixou claro em entrevistas que pouco importa o quanto vá lhe custar, ou quais serão os efeitos especiais de última geração que irão rolar - o que lhe interessa de fato é o personagem. E isso começou a tomar forma a partir de uma incógnita: o que Peter Parker, aka Homem-Aranha, pode ou ainda precisa aprender? Daí surgiu essa história em que ele, confrontando-se com seu arquinêmesis, Venom, precisa combater o lado sombrio de sua personalidade. O cinema de ação tem explorado ultimamente o lado negro da força - basta lembrar a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader. No terceiro Homem-Aranha, Peter/Aranha é dominado pelo simbionte Venom, substitui seu costumeiro traje vermelho e azul por outro preto (e magnífico!) e passa a ser governado pelo seu próprio, digamos, lado negro. Mas o lado negro não triunfa. Se na primeira fita do ‘Cabeça de Teia’, Sam Raimi contou a história do herói adolescente, na terceira filma sua transformação em herói ético. Existem, como sempre, diferenças em relação aos quadrinhos que poderão despertar polêmica, principalmente nos mais puristas. Gwen Stacy, primeiro amor de Peter, resurge na pele de Bryce Dallas Howard, para formar o triângulo com Mary Jane e o herói. Quem saca os quadrinhos, sabe bem que Gwen foi morta por Norman Osborn, pai de Harry, e que, portanto, não deveria estar ali. Mas ela só reforça a construção da ambivalência do herói em crise.

Existem duas grandes discussões em Homem-Aranha 3 - a paternidade e o perdão. Peter e Harry são órfãos. O primeiro teve seu pai substituto no tio. O segundo vai agora encontrar o dele, que o ajudará a esclarecer o mal-entendido que alimenta seu ódio e o desejo de vingança. Peter, dominado por Venom, vai descobrir o verdadeiro assassino do tio e tentará vingar-se, apesar do que lhe diz a tia - "o Homem-Aranha não mata e não cabe a ele dizer quem deve viver". A grande atração do filme, sem dúvida, é a quantidade de vilões, incluindo Flint Marko, que vira o Homem de Areia. Tudo o que ele faz é por amor à filha, para protegê-la. "Ele erra, mas quem não erra?", pergunta-se o Homem-Aranha. E Mary Jane acrescenta - "todos precisam de ajuda, até o Homem-Aranha".

O final parece corroborar uma quarta aventura, muito embora tudo o que Sam Raimi vinha querendo dizer se conclui aqui. O filme sobre paternidade e perdão é sobre amizade e sacrifício. O espectador vibra com a ação, com os efeitos perfeitos, com as referências aos musicais... Mas leve um lenço, caso aquela lágrima (ou o famoso 'cisco no olho', se preferir) resolva derrepente cair do seu olho esquerdo. (;

por felipe
ao som de fluorescent adolescent, arctic monkeys.