5 de junho de 2007

Zodiaco

Zodiaco



Zodiac, EUA, 2007. DE David Fincher. COM Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr. 158 min. Warner. DRAMA/POLICIAL.

Mal saiu do famigerado Festival de Cannes, já estreou no Brasil Zodíaco, o novo filme do americano David Fincher, cineasta que havia levantado algumas sobrancelhas em filmes como Seven e Clube da Luta. Dono de uma habilidade incrível para criar imagens, seus filmes sempre foram marcados pelo forte apelo visual. Zodíaco também se configura num trabalho de direção virtuoso, porém, nota-se o amadurecimento de um processo particular do diretor.

O filme, aparentemente, trata de uma variação do subgênero serial killer, o mesmo tema abordado em Seven, embora sem os momentos de "pega ladrão". É muito mais profundo, uma análise de diversos comportamentos humanos, principalmente a paranóia e a obsessão, tendo como pano de fundo a onda de assassinatos que realmente aconteceram no final dos anos 60 e início dos 70, cometidas pelo tal assassino que se intitulava Zodíaco. O filme concentra as atenções nas frustrantes e burocráticas investigações e na decadência psicológica de alguns personagens, entre eles Robert Graysmith (Gyllenhaal), que na época era cartunista do jornal San Francisco Chronicle e que escreveu o livro do qual o filme foi baseado.

Já o trabalho técnico resulta numa fantástica recriação de época, dando a Zodiaco o tom mais realista possível. Embora ainda possua alguns enquadramentos mais elaborados, Fincher se preocupa em apenas orientar seus atores e dirigir as situações com objetividade, e conduz tudo isso de maneira tão agradável que nem se nota as suas quase três horas de duração.

por ronald
ao som de cmere, interpol