



Zodiac, EUA, 2007. DE David Fincher. COM Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr. 158 min. Warner. DRAMA/POLICIAL.

O filme, aparentemente, trata de uma variação do subgênero serial killer, o mesmo tema abordado em Seven, embora sem os momentos de "pega ladrão". É muito mais profundo, uma análise de diversos comportamentos humanos, principalmente a paranóia e a obsessão, tendo como pano de fundo a onda de assassinatos que realmente aconteceram no final dos anos 60 e início dos 70, cometidas pelo tal assassino que se intitulava Zodíaco. O filme concentra as atenções nas frustrantes e burocráticas investigações e na decadência psicológica de alguns personagens, entre eles Robert Graysmith (Gyllenhaal), que na época era cartunista do jornal San Francisco Chronicle e que escreveu o livro do qual o filme foi baseado.
Já o trabalho técnico resulta numa fantástica recriação de época, dando a Zodiaco o tom mais realista possível. Embora ainda possua alguns enquadramentos mais elaborados, Fincher se preocupa em apenas orientar seus atores e dirigir as situações com objetividade, e conduz tudo isso de maneira tão agradável que nem se nota as suas quase três horas de duração.
por ronald
ao som de cmere, interpol