24 de dezembro de 2007

Rapidinhas

Rapidinhas:

Valente, de Neil Jordan: Versão feminina de Desejo de Matar no melhor estilo Vigilant Movie. Jodie Foster exterioriza um trauma violento com uma arma carregada pelas noturnas ruas de Nova York enquanto o diretor irlandês Neil Jordan exercita seu estilo e não poupa o publico de um banho de sangue.

30 Dias de Noite, de David Slade: O grande problema aqui é a irregularidade. No meio de tanto lixo, encontra-se boas seqüências de violência visual, além da excelente fotografia de Jo Willems, tudo desperdiçado num roteiro idiota com personagens imbecis.

Redacted, de Brian De Palma: Pretendo detalhar futuramente. Se trata de uma versão mais realista de um acontecimento similar ao do filme Pecados de Guerra, também do De Palma. Aqui ele utiliza vídeos encontrados na internet e uma linguagem pseudo-documental para expor com veracidade os horrores da guerra do Iraque e o papel das novas mídias em meio às situações abordadas. O resultado é mais assustador que muito filme de terror por aí.

Senhores do Crime, de David Cronenberg: O genial diretor canadense surpreende mais uma vez com essa história séria e simples, mas incrementada com as idiossincrasias cronenberguianas e Viggo Mortessen repete a parceria com o diretor em seu melhor desempenho. O balé performático da violência estética na cena da sauna já nasceu antológico! Devo escrever mais sobre ele também...