30 de outubro de 2006

A Scanner Darkly

A Scanner Darkly



EUA, 2006. DE richard Linklater. COM Keanu Reeves, Robert Downey Jr., Woody Harrelson, Winona Ryder. 100 min. Warner. ANIMAÇÃO/FICÇÃO.

Em 2001, Waking Life apresentou um novo conceito em termos de animação e do próprio cinema. Da mesma maneira, o diretor Richard Linklater repete o processo em A Scanner Darkly, que passou na Mostra Internacional de cinema em São Paulo este ano. O processo que o diretor utilizou nos dois filmes citados consiste numa técnica chamada rotoscópia. Linklater dirige atores reais que encenam de maneira tradicional como um filme qualquer, e depois, seus fotogramas são duplicados sob a forma de animação. Se em Waking Life o resultado gerava delírios visuais, A Scanner Darkly consegue ir além. A técnica (bem melhor utilizada hoje) permite que o diretor brinque com a estrutura do filme mostrando o que é realidade e alucinação sem que o público note o limite de cada um, e além disso, consegue dar realismo a um filme que, na verdade, não deixa de ser uma animação, causando um ar irônico mesmo nos momentos mais sérios.

A Scanner Darkly é baseado numa obra de Phillip K. Dick, um dos mestres da ficção científica na literatura. Mas ao invés de enfatizar um mundo futurístico e tecnológico, Linklater sintetiza seu filme em situações das mais simples e cotidianas, deixando a verdadeira trama em segundo plano. O que poderia ser um filme totalmente complexo em forma e gênero de suspense policial futurista, o diretor resolveu simplesmente simplificar deixando o filme mais interessante, reflexivo sem perder a estranheza e a complexidade necessárias para as conclusões finais e a sensação de desconforto causadas durante o filme.

Por Ronald