18 de dezembro de 2006

O Sabor da Melancia

O Sabor da Melancia



Tian bian yi duo yun, HONG KONG, 2005. DE Ming-liang Tsai. COM Kang-sheng Lee, Shiang-chyi Chen, Kuei-Mei Yang. 114 min. DRAMA/MUSICAL.

O Sabor da Melancia é um típico alienígena dentro da perfeita filmografia de Tsai Ming Liang. O diretor mantém seu estilo, porém inverte alguns elementos comuns de seus filmes anteriores. As chuvas constantes cedem lugar a uma Taipei que passa por uma onda de calor e seca, levando as pessoas buscarem meios de se refrescarem. O teor sexual presente outrora, mas nunca ou quase nunca filmado por Liang, dessa vez se apresenta quase explicitamente, praticamente sexo real e com uma melancia no meio...

Tecnicamente, O Sabor da Melancia é o filme mais ágil do cineasta, com uma edição que corta mais que o usual, já que geralmente Liang filma longos planos seqüências e economiza nos cortes. Mas lógico que quem está acostumado com os enlatados americanos sofreria da mesma forma nas mãos deste aqui.

O filme é a continuação de What Time Is It There? (01). Basicamente, os personagens centrais se reencontram criando certa trama que ameaça numa historinha romântica entre rapaz e moça. Porém, ela descobre que uma produção pornográfica está sendo feita no andar de cima de seu apartamento, e o protagonista é justamente seu amado. Além de tudo, o filme é entrecortado com várias apresentações musicais surrealistas que aparecem de repente ao longo da projeção.

Tanto nos números musicais quanto na bizarra situação amorosa, Tsai Ming Liang mostra sua virtuose na arte de dirigir e por isso, ganhou o prêmio de melhor diretor em Berlin em 2005. O máximo do êxtase filmado , entretanto, está na cena final de O Sabor da Melancia, um dos melhores do ano, realizado pelo simples prazer e gozo (literalmente) de filmar um cinema onde o orgasmo tem que ser olhando na cara da pessoa amada.

Por Ronald