25 de maio de 2007

Grindhouse - Planeta Terror

Grindhouse

Grindhouse: Double Feature, EUA, 2007. DE Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. COM Rose McGowan, Kurt Russell e Bruce Willis, Quentin Tarantino, Rosario Dawson, Michael Biehn. 191 min. TERROR/AÇÃO.

Bom, não ia escrever sobre Grindhouse agora porque ainda está meio longe de estrear aqui no Brasil, mas como já tive a oportunidade de ver com meus próprios olhos que um dia a terra há de comer e o meu companheiro de blog disse pra eu “mandar brasa na resenha”, então, cá estou. Grindhouse eram as salas de cinemas onde passavam os filmes B, explotations, produções baratas e sensacionalistas que apelavam pro sexo e violência nos anos 60 e 70. Os diretores Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, fãs de carteirinha e freqüentadores assíduos desse sub-gênero cinematográfico resolveram criar um projeto que homenagearia o cinema grindhouse. Cada um dirigiu um filme de pouco mais de uma hora de duração, com todos os elementos possíveis das fitas homenageadas, com direito às cenas fora de foco e pedaços de rolo de filme faltando, como era de praxe nas sessões da época. Fora isso, alguns diretores foram convidados para dirigir trailers falsos, dando mais veracidade à brincadeira. Vou dividir as resenhas em duas. A primeira, Planeta Terror, segue abaixo. Death Proof e os pseudos trailers, semana que vem...

Planeta Terror - Robert Rodriguez



Não se trata de um zombie movie apenas. A trama é mais complexa que normalmente criam para esse segmento. Existem muitos personagens bem definidos e cada um com suas histórias paralelas que acabam se juntando com o mesmo objetivo: matar qualquer morto vivo sedento de sangue que apareça na frente, que é prato cheio nas mão de um diretor como Robert Rodriguez. Os zumbis de Planeta Terror não aparecem do nada como nos filmes de George Romero, por exemplo. Há toda uma história pensada para o surgimentos de tais criaturas. Mas não é por isso que deva ser levado a sério, Planeta Terror é uma brincadeira do cineasta que nos diverte do início ao fim com muita ação repleta de tiroteiros e explosões, zumbis morrendo e matando aos montes, bastante sangreira. Só faltou mulher pelada pra ficar perfeito. Infelizmente, apesar da diversão garantida que o filme proporciona, é visível que Rodriguez não pegou o espírito grindhouse de filmar. Uma das características desse subgênero é o baixo orçamento e nota-se que ele gastou mais da metade do orçamento total de Grindhouse em comparação com o filme de Tarantino. O exagero das cenas de ação e violência, que são muito bem vindas, perdem um pouco a força pelo também exagerado uso de comutação gráfica. A ausência de uns peitos e bundas também marca a falta de ousadia de ambos os diretores (Death Proof também sofre desse mal) em levar o cinema grindhouse ao limite. Nisso, Rodriguez passou longe. Mesmo assim, seu Planeta Terror não deixa de ser uma fiel homenagem aos filmes de zumbis dos anos 80, além de ser um dos melhores do gênero zombie movie realizado nos últimos anos.

por ronald
ao som de positive tension, bloc party