26 de janeiro de 2011

Oscar 2011



Faz muito tempo que não comento sobre a cerimônia do Oscar -- na verdade, nunca tive muito saco para fazê-lo. Não assisti a todos os filmes indicados, muito embora todos já estejam me esperando. Decidi ater-me aos indicados das principais categorias (atores, filmes e direção) e não às faltas. Quando começamos a analisar o que deveria ter sido indicado e não foi, o post normalmente fica enorme demais e rabugento demais. Entonces...

Sem muitas novidades (como todo o ano), o realmente ótimo The King's Speech' (o Discurso do Rei), como no Bafta e no Golden Globe, lidera a lista de indicações -- doze no total. Logo atrás, com dez, vem o filme dos irmãos Coen, True Grit (Bravura Indômita). The Fighter (O Vencedor) e The Social Network (A Rede Social) tiveram oito indicações cada um.

Nos indicados para direção, o grande nome é o de David Fincher, ganhador do Golden Globe por The Social Network. O páreo conta ainda com Tom Hooper, com The King's Speech', Aronofsky com Black Swan (o meu favorito) e David O. Russel, com The Fighter.

Em melhor ator, o nome disparado é Colin Firth, na pele de George IV em The King's Speech'. Apesar de ainda não ter visto Biutiful, com o sempre ótimo Javier Barden, e gostar muito de Jeff Bridges em True Grit (e que se ganhar será pelo segundo ano consecutivo, já que levou o ano passado por Crazy Heart), as minhas apostas ainda são no ator britânico.

Natalie Portaman segue firme na ponta pelo seu trabalho visceral em Black Swan. Annet Bening, do hilário The Kids Are All Right (Minhas Mães e Meu Pai) come pelas beiradas. A minha aposta vai ser sempre em Natalie Portman.

Com os coadjuvantes, Geoffrey Rush e seu excêntrico fonoaudiólogo em The King's Speech' terá uma disputa acirrada com o viciado de Christian Bale em The Fighter. Gosto da atuação de Bale, sinto uma ponta de simpatia por Mark Ruffalo, mas aposto tudo no veterano australiano.

Com as atrizes, a unanimidade recai sobre Melissa Leo em The Fighter, de fato sublime. Apesar de sempre achar a Helena Bonham Carter fantástica, e de ter gostado muito da pequena Hailee Steinfeld, fico mesmo com a massa.

Entre os filmes, o meu disparado favorito é Black Swan, apesar da utopia, já que The Social Network e The King's Speech' são os grandes apontados. Com as novas regras, os indicados a categoria de melhor filme são dez -- o que permite a alguns filmes "quase" entrar na disputa com os grandes favoritos. Toy Story 3, depois da incansável campanha, concorre também na categoria de melhor filme, mas deve mesmo acabar com a estatueta de melhor animação (onde estão também, no mesmo páreo, o ótimo e divertido How  To Train Your Dragon (Como Treinar Seu Dragão), e o estupendo drama de animação francês, do mesmo criador de As Bicicletas de Bellevile, Jacques Tati, L'illusionniste (O Mágico).

E embora não tenhamos sido indicados com filme estrangeiro (e eu estranharia se fôssemos), o Brasil está lá em uma co-produção com o Reino Unido: Lixo Extraordinário fala sobre o trabalho social que o artista plástico brasileiro radicado em Nova York, Vik Muniz, faz com os catadores de lixo do Rio de Janeiro. É um forte candidato na categoria locumentário/longa e pode sim sair no dia 27 de fevereiro com a estatueta.

O Oscar este ano será apresentado por James Franco e Anne Hataway. A premiação rola no dia 27 de Fevereiro, domingo, no costumeiro Kodak Theatre.  A transmissão na TV aberta fica a cargo da Globo; já na TV paga, o trabalho é da TNT. Ambas com tradução simultânea. O canal pago E! também está na transmissão, tradicionalmente mostrando o tapete vermelho -- esse, sem tradução simultânea. A nós, cinéfilos mortais, cabe decidir quem são os menos chatos: Rubens Ewald Filho e Cris Nicklas, ou Maria Beltrão e Zé Wilker.

Se o Kibe Loko fizer o live quinem o ano passado, eu fico com eles!

;D

♪ Post fechado ao som do álbum A Strange Arrangement, de Mayer Hawthorne.